Export Day traz tendências e oportunidades em go to market para setor de TI

A quarta edição do Export Day, organizado pela Softex, em parceria com a Apex-Brasil, reuniu dia 5 de maio no espaço Cubo, em São Paulo, empresas do setor de TI e especialistas nacionais e internacionais da América Latina e EUA. Na ocasião, foram anunciados os HUBs da Softex no exterior e a renovação do Projeto Setorial Softex-Apex/Brasil, o Brasil IT+.

Sob o tema “Deep Dive em mercados internacionais de TI” as empresas do setor puderam assistir e debater oportunidades de consolidação e aprofundamento estratégico em go to market. Abrindo a sessão de palestras, a Apex-Brasil apresentou possibilidades de estratégia de internacionalização com case Totvs; seguida pela Advance Consulting com técnicas para aumento do desempenho de vendas em mercados internacionais; Drummond Advisors com atualidades sobre tributos nos EUA e a Noxbe com ferramentas de analyst relations para internacionalização. Num segundo momento, sob ambiente de mesa redonda, a Universidade da Califórnia deu dicas de condução de pesquisa de mercados com case da Clear Sale; enquanto que Cubo Start fechou o evento junto de especialistas da América Latina com o quadro Conexão Latina: negócios em expansão na Florida, México, Colômbia e Chile.

Já no período da tarde foi realizado o Kick off do International Way que, sob facilitação de Helen Dwight, Head de Marketing Latam da SAP e CEO da BizFluency, contou com mentores da Europa, América Latina e Estados Unidos. As mesas temáticas Fintech e Agritech contaram ainda com a presença especial de Erico Fileno, diretor de Inovação da Visa e Paulo Pontin, Country Manager da Verizon. Na mesa agritech, Totvs e Verizon discutiram possibilidades de proposta de valor em IOT para a Agritech brasileira no exterior. As duas empresas já estão com reunião marcada para dar continuidade nas conversas iniciadas durante o Export Day. Para demais empresas participantes do evento, os trabalhos também devem continuar por meio de ações do Brasil IT+, renovado por mais dois anos com a Apex-Brasil. “O Objetivo do Projeto é que as empresas possam continuamente testar mercados, vivenciar ambientes de negócios, prospectar clientes e parceiros, enquanto geram negócios e trabalham no plano de expansão”, explica Guilheme Amorim, gerente executivo da Softex.


 

Sabrina Mendes

Sabrina Mendes

Sabrina Mendes em Softex
Mestre em Estudos Internacionais pela Sorbonne Paris III, responsável pela inteligência de mercado internacional do Projeto Setorial Softex/Apex-Brasil.
Sabrina Mendes