Presidente da Softex recebe Prêmio como Personalidade de Destaque no setor de TI

Brasília, 16 de março de 2017 – O atual presidente da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), Ruben Delgado, recebeu o prêmio “Personalidade Assespro Empresário de Destaque”, que é concedido aos empresários que mais contribuíram no avanço das propostas do setor nacional de Tecnologia de Informação nos últimos cinco anos.

Ruben Delgado, foi considerado o empreendedor destaque devido às significativas contribuições para o setor de TI. O empreendedor é presidente da Softex desde 2012 e neste período a instituição pôde chegar a números e resultados históricos. O Programa Brasil Mais TI possui mais de 280 mil estudantes cadastrados na plataforma, a área de Investimentos da instituição teve mais de R$3,2 bilhões em projetos analisados e enviados para o BNDES e na área Internacional as transações das empresas do Projeto Setorial, em parceria com Apex-Brasil, chegaram a R$1,9 bilhões, número que representa 45% do share de toda a operação internacional de software e serviços de TI no Brasil.

O Presidente da Assespro Nacional, Jeovani Salomão, destaca que as contribuições de Ruben Delgado foram realmente muito significativas, na medida que nos últimos cinco anos o empreendedor ocupou cargos de liderança em instituições do setor. “Se formos somar e olhar para este intervalo de tempo, o setor de TI teve uma série de benefícios. A Assespro teve uma grande transformação, graças a atuação de Ruben nós transferimos a sede para Brasília e tivemos uma maior aproximação dos pleitos do setor TI com os poderes executivo e o legislativo, isso em função do bom relacionamento que ele tem com as duas casas, o que tem permitido ao longo do tempo, fazer uma melhor defesa de políticas públicas em função deste posicionamento.” destaca o executivo.

Há 25 anos Ruben Delgado tem participação ativa no setor de TI, foi presidente da Assespro Nacional, é conselheiro das mais importantes instituições ligadas à área de tecnologia do país, entre elas, a Organização dos Estados Americanos (OEA), o Comitê da Área de Tecnologia da Informação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC/CATI), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (CONCITEC SECTI/Bahia) e a Federação das Indústrias do Estado da Bahia. Em 2012, foi nomeado pelo presidente da república para integrar o Conselho de Competitividade de TICs do Plano Brasil Maior e é acionista em 5 empresas de base tecnológica.

A solenidade oficial para entrega do prêmio aconteceu ontem, dia 15 de março, em Brasília e o empreendedor agradeceu pela homenagem. “Eu agradeço imensamente o reconhecimento e é um orgulho ser reconhecido pela Assespro, como personalidade da tecnologia e informação brasileira 2017. Isso coroa todo o esforço que tenho dedicado ao setor e divido esse prêmio com todas as pessoas que confiam no meu trabalho e que o apoiam, divido o prêmio com todos os líderes do setor, que se esforçam e que batalham em prol da tecnologia nacional e que buscam transformar o Brasil através da tecnologia e inovação. Sempre defendo que a tecnologia da informação é o caminho mais curto para o desenvolvimento econômico de um país, portanto é uma honra ser agraciado com esse reconhecimento.”