Start-Up Brasil é premiado em concurso nacional de inovação

O programa Start-Up Brasil, inciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) com gestão operacional da Softex em parceria com aceleradoras, ficou com a segunda colocação entre os projetos vencedores do 20º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal. O resultado foi anunciado na noite desta terça-feira (20) em Brasília pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP). O concurso contou com a participação de 102 concorrentes.

O Concurso Inovação tem o objetivo de estimular a implementação de iniciativas inovadoras de gestão em organizações do Governo Federal, de disseminá-las e de valorizar servidores públicos que atuam de forma criativa. O prêmio tem alcançado sucesso ao longo desses 20 anos, somando no período, 1.934 práticas inscritas e 362 iniciativas premiadas.

“O Programa Nacional de Aceleração de Startups, o Start-Up Brasil, reflete a prioridade conferida pelo Governo ao setor de TI, que tem se revelado extremamente estratégico para o Brasil em um mundo que cada vez mais recorre à tecnologia e à informação como fontes para o desenvolvimento econômico e social. Nós continuaremos fazendo do Programa uma prioridade, apoiando-o e buscando constantemente o seu aperfeiçoamento”, destaca Gilberto Kassab, Ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Na visão de Maximiliano Martinhão, Secretário de Política de Informática (Sepin) do MCTIC, “esse reconhecimento coroa o trabalho pioneiro desenvolvido pelo Start-Up Brasil, sob a gestão da Softex e destaca a importância para o país de se criar as condições necessárias para viabilizar empresas nascentes de base tecnológica que possam alcançar o sucesso e chegar ao mercado com seus produtos e soluções graças a um trabalho consistente de apoio a esse ecossistema”.

O Start-Up Brasil, integra uma das ações da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) que elegeu as TICs entre os programas prioritários para impulsionar a economia brasileira.

Lançado em novembro de 2012, o Start-Up Brasil realiza chamadas públicas para qualificar e habilitar aceleradoras e para a seleção de empresas nascentes de base tecnológica. O programa apoia atualmente 183 startups nacionais e internacionais, possui uma rede de 18 aceleradoras em oito estados brasileiros e mais de 50 parceiros públicos e privados.

Karen Kornilovicz

Assessora de Imprensa em MLP Assessoria de Imprensa
Bacharel em jornalismo pela Fundação Cásper Líbero, ao longo de mais de 23 anos de profissão atuou em diversos veículos de comunicação e como assessora de imprensa de diversas instituições e companhias nacionais e multinacionais do setor de tecnologia da informação.