XIII Workshop Anual do MPS (WAMPS 2017) / COMUNICADO SOFTEX MPS 06/2017

Chamadas de Trabalhos

XIII Workshop Anual do MPS (WAMPS 2017)

Organização: Softex

Apoio: SBC

Período: 27 de setembro de 2017 (4ª quarta-feira)

Local: Centro de Convenções SulAmérica, na Cidade Nova, Rio de Janeiro.

Coordenação Geral: Ana Zabeu (ASR), Mariano Montoni (PROMOVE), Jacques Santiago (SOFTEX), Nelson Franco

(SOFTEX) e Gleison Santos (UNIRIO).

Coordenação Científica: Gleison Santos (UNIRIO).

Inscrições em: http://www.softex.br/mpsbr/wamps/wamps2017/#inscricoes

O XIII Workshop Anual do MPS (WAMPS 2017) tem por objetivo reunir os representantes da Indústria, Governo,

Academia, SOFTEX, Equipe Técnica do Modelo (ETM), Fórum de Credenciamento e Controle (FCC), BID e países

latino-americanos envolvidos e interessados na utilização e evolução tanto dos Modelos MPS quanto do

Programa MPS. BR – Melhoria de Processo do Software Brasileiro.

O WAMPS permite a colaboradores e organizações compartilhar e dar visibilidade tanto a resultados de pesquisa

quanto experiências práticas relacionados com a melhoria de processos de software e de serviços que possam se

mostrar relevantes no contexto do Modelo MPS. Tendo em vista a ampla adoção do Modelo MPS, que se

aproxima da marca de 800 avaliações, a discussão de como métodos, técnicas e ferramentas de vanguarda

podem ser empregadas na implementação das boas práticas sugeridas pelo modelo se torna particularmente

relevante para a Indústria Brasileira de Software e Serviços de TI (IBSS). Assim, o WAMPS fornece um ambiente

propício não só para que pesquisadores apresentem suas soluções, mas também para que organizações e

profissionais compartilhem suas experiências em prol do aumento do desempenho organizacional da IBSS.

Palestras e minicursos complementam a atualização e capacitação dos participantes do WAMPS no estado da

arte e da prática em melhoria de processos e na utilização e evolução dos modelos de referência do Programa

MPS.BR.

O WAMPS tem sido exitoso em prover um fórum para a cooperação sinérgica da tripla hélice (academia,

indústria e governo) a respeito da melhoria de processos na IBSS. Este ano, em sua décima terceira edição, o

evento tira proveito da maturidade adquirida ao longo de quatorze anos de trabalho intenso no contexto do

Programa MPS.BR e dos Modelos de Referência para Software (MR-MPS- SW), Serviços (MR-MPS- SV) e de Gestão

de Pessoas (MR-MPS- RH).

O tema central do evento neste ano é “A Qualidade como instrumento de inovação em serviços e software no

negócio das empresas”.

O WAMPS 2017 acontecerá em conjunto com a RioInfo 2017.

Informações sobre os eventos podem ser obtidas em:

http://www.softex.br/mpsbr/wamps/

http://rioinfo.com.br/

Estão previstas diversas atividades durante o workshop, incluindo:

• Painéis, Palestras, Sessão de Artigos Técnicos, Relatos de Experiências e Ferramentas

 

Os autores estão convidados a submeter artigos envolvendo Engenharia de Software e seu ferramental de apoio,

que estejam relacionados ou sejam aplicáveis ao contexto de iniciativas de melhoria de processos de software,

serviços e gestão de pessoas.

Nesta edição do WAMPS serão aceitos dois tipos de submissões: trabalhos técnicos (no formato de artigos) e

relatos de experiência (no formato de artigos e pôster).

Os relatos de experiência no formato de pôsteres não requerem a escrita de um artigo completo, o que

possibilita uma participação maior de empresas praticantes, implementadores e avaliadores do MPS na troca de

experiências valiosas sobre melhoria de processos de software e serviços no contexto do WAMPS. Relatos de

experiência submetidos como artigos podem ser aceitos para apresentação como pôster.

Os tópicos de interesse incluem, mas não se limitam, a:

• A Qualidade como instrumento de inovação em serviços e software no negócio das empresas;

• Propostas de métodos e/ou técnicas de Engenharia de Software que possam ser empregados no contexto de

iniciativas de melhoria de processos de software, serviços, e gestão de pessoas em especial envolvendo os

Modelos do MPS;

• Relatos de métodos e/ou técnicas de Engenharia de Software já empregados no contexto de iniciativas de

melhoria de processos de software, serviços e gestão de pessoas;

• Relatos de experiências e lições aprendidas relacionados à utilização (implementação e/ou avaliação) dos

Modelos do MPS;

• Relatos de experiências e lições aprendidas na utilização de outros modelos de qualidade em conjunto com os

Modelos do MPS;

• Relatos de experiências e lições aprendidas na utilização (implementação e/ou avaliação) de outros modelos de

qualidade que possam ser aplicáveis também aos Modelos do MPS;

• Estudos relatando resultados sobre melhoria de processo de software e serviços no contexto dos Modelos do

MPS ou aplicáveis a esse contexto.

• Ferramentas de apoio a atividades de engenharia de software, cuja utilização em projetos de software possa

trazer potenciais benefícios referentes a prazo, custo ou qualidade;

• Ferramentas de apoio à prestação de serviços de TI, cuja utilização na prestação de serviços de TI possa trazer

potenciais benefícios referentes ao nível de serviço, custo ou qualidade;

• Ferramentas de apoio à gestão de pessoas, cuja utilização possa contribuir com práticas para selecionar,

desenvolver e reter talentos humanos necessários ao atendimento dos objetivos organizacionais na indústria de

TIC;

• Ferramentas automatizadas para apoiar a implementação e avaliação dos processos e métodos do MPS;

• Customização de ferramentas para apoio aos processos do MPS;

• Estudos sobre ferramentas conduzidos com o objetivo de avaliar a aderência de apoio da ferramenta aos

resultados esperados dos processos MPS.

Submissões

As submissões deverão ser feitas eletronicamente pelo sistema JEMS: https://jems.sbc.org.br/home.cgi?c=2917

A aceitação de um artigo ou pôster implica que pelo menos um autor se inscreva e compareça ao WAMPS para

apresentá-lo durante o evento.

Datas importantes

· Prazo para submissão de artigos: NOVO PRAZO 20 de agosto de 2017.

· Divulgação dos resultados: 10 de setembro de 2017.

· Prazo para envio da versão final de artigos: 14 de setembro de 2017.

· Workshop: 26 a 27 de setembro de 2017.

Material de Apoio para a Elaboração dos Artigos

Na página do evento estão disponíveis alguns materiais com orientações úteis para a elaboração de artigos em

geral.

Conteúdo e Formato

Os artigos devem ser submetidos para avaliação de acordo com o formato padrão da SBC disponível na URL

http://www.sbc.org.br/documentos-da- sbc/category/169-templates- para-artigos- e-capitulos- de-livros, na área

marcada como “Modelos para publicação de artigos” e enviados  para avaliação em formato PDF.

Os artigos devem possuir de 6 (seis) a 10 (dez) páginas A4 (uma coluna) incluindo todas as figuras, referências e

apêndices. Os artigos devem ser submetidos em Português, Espanhol ou Inglês.

As propostas de pôsteres relacionados a relatos de experiências devem ser enviadas em dois arquivos contendo

slides preliminares da apresentação a ser realizada e um resumo estendido do conteúdo da apresentação. Os

pôsteres devem destacar as experiências, positivas ou não, relacionadas à implantação de melhoria de processos

de software nas organizações, destacando as lições aprendidas nesse contexto que possam ser úteis para os

demais interessados em MPS.

Os resumos estendidos descrevendo os relatos de experiências não deverão exceder 2 (duas) páginas A4 (uma

coluna) incluindo todas as figuras. Pôsteres deverão ser submetidos em português ou espanhol. Os artigos

devem ser enviados para avaliação em formato PDF. As versões finais dos resumos estendidos aceitos para

publicação/apresentação deverão ser enviados no formato do Microsoft Word.

Os slides devem ser enviados para avaliação em formato PDF, com 2 (dois) slides por página. Devem ser

disponibilizados até 15 slides (sendo pelo menos 1 de abertura e 1 de referências/contato). Os slides devem

englobar todo o conteúdo da apresentação a ser realizada no dia do evento.

Todos os trabalhos enviados, sejam artigos ou propostas de pôsteres, serão avaliados por pelo menos 3 (três)

revisores, cujas revisões deverão ser levadas em consideração na preparação das versões finais em caso de

aprovação para apresentação durante o evento.

Coordenação do Comitê de Programa

Gleison Santos (UNIRIO)

Cristina Cerdeiral (Implementum, UNIRIO)

Comitê de Avaliação

Em formação