67ª reunião – SPIN São Paulo

Tema Central – Governança, Riscos e Compliance

O SPIN-São Paulo abordará temas relativos a Governança, Riscos e Compliance para empresas de Tecnologias da informação e Comunicação. Evento Gratuito. Data: 06 de novembro de 2017 (segunda-feira) Horário: das 13:00 às 17:00 horas Local: Universidade São Judas – Unidade Butantã. Endereço: Av. Vital Brasil, 1000 – Butantã, São Paulo – SP – próximo ao metro estação Butatã (linha amarela – http://www.metro.sp.gov.br/sua-viagem/linha-4-amarela/estacao-butanta.aspx)


Venha participar e dividir conhecimento nesta que será a 67ª edição de nossos encontros que realizamos pelo SPIN-SP desde 1997


Programação:

13h00 às 13h15 - Abertura

Recepção e Abertura / Lista de Presença/ Boas vindas 13:00 às 13:15 – Universidade São Judas e SPIN-SP

13h15 às 14h15 - Palestra 1

CiberSegurança: Risco de TI ou Risco do Negócio (13h15 às 14h15 – incluindo P&R) Uma análise prática do ecossistema de CiberSegurança: o que acontece, suas consequências e o que vem por ai. Palestrante: Ricardo Theil

  • Perito em Segurança e Defesa Cibernética; Fraudes e Crimes praticados na Internet; Certificação Digital e Carimbo do Tempo.
  • Fundador e Diretor do Instituto de Inteligência Cibernética do Brasil
  • Diretor da QUALISIGN Informática S.A.
  • Membro da Comunidade de Segurança da Informação e Criptografia (ComSic) e da Rede Nacional de Segurança da Informação e Criptografia (RENASIC) vinculadas ao Comando de Defesa Cibernética do Ministério da Defesa (ComDCiber)
  • Membro Convidado do Comitê Gestor da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (CG-ICP-Brasil) e da Comissão Técnica do Comitê Gestor da ICP-Brasil (COTEC)
  • VP Financeiro e Sustentabilidade da ASSESPRO-SP
  • Diretor de Business Development – Brazil do Word Wide Web (W3C)
  • Consortium vinculado ao Massachusetts Institute of Tecnology (MIT)
  • Diretor da Sociedade da Internet no Brasil (ISOC Brasil)
  • Membro da Comissão de Segurança da Informação da ABNT
  • Membro do Grupo de Estudos de Justiça e Direito Eletrônicos (GEDEL)

Palestrante convidado da OEA-CICTE (Comitê Interamericano Contra o Terrorismo); ITA-CTA; INSPER-SP, FASP (MBA-T I), ABDI, ABECS, AASP, ESA-SP (Escola Superior de Advocacia da OAB-SP), OAB-SP, entre outros.

14h15 às 15h15 - Palestra 2

“Nos Conformes” – Projeto de Conformidade Fiscal da Sefaz/SP (14h15 às 15h15 – incluindo P&R) Resumo: Em 13 de Setembro último o Governador do Estado de SP enviou à Assembleia Legislativa o Projeto de Lei Complementar nº 25/2017. Este projeto institui o Programa de Estímulo à Conformidade Tributária – “Nos Conformes” – que, entre outras medidas, privilegia os atributos de orientação, atendimento, controle e aprimoramento da atividade fiscalizatória, redução de litigiosidade e oferta de instrumentos tecnológicos que estimulem o cumprimento voluntário das obrigações tributárias pelos contribuintes. O objetivo da palestra é o de expor os principais pontos do programa e como a área de Tecnologia da Informação da Secretaria da Fazenda do Estado de SP (Sefaz/SP) está se estruturando para dar o suporte de TI para sua implementação e execução. Palestrante: Prof. Antonio Sergio Ferreira Bonato

  • Mestre em Engenharia Elétrica pela Poli/USP e Bacharel em Ciência de Computação pela Unicamp. Possui os certificados Project Management Professional (PMP®) e Sun Java Certified Programmer (SCJP). É professor de graduação nos cursos de Ciência da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas de Informação da USJT.
  • Agente Fiscal de Rendas na Secretaria da Fazenda-SP, onde atua como Diretor do Centro de Desenvolvimento de Sistemas do Departamento de Tecnologia de Informação.
  • Possui mais de 20 anos de experiência em TI em empresas como Estadão, Convergys (Vivo), Fleury, Klabin Segall, Votorantim Cimentos e Roche.

Mas o que eu gosta mesmo de fazer é programar

15h15 às 15h45 - Intervalo

Café das 15h15 às 15h45

15h45 às 16h45 - Palestra 3

Case de empresa pública na Gestão de Riscos e Compliance (15h45 às 16h45 – incluindo P&R) Resumo: Apresentação da experiência prática da IMA – Informática de Municípios Associados S/A na aplicação de gestão de riscos de e de compliance Palestrante: Márcio Ricardo Diretor da IMA – Informática de Municípios Associados S/A

16h45 às 17h00 - Encerramento