Export Day 2018 analisa como o cliente pode colaborar para a expansão global das empresas de TI

Evento marca o kick-off do International Way,
com lançamento do MeetUp CIO e novos apoios em softland

Qual o segredo do sucesso de empresas bem-sucedidas em atender às exigências de seus clientes globais? Quais as expectativas dos CIOs das grandes corporações instaladas no Brasil para investimentos em TI? Como seu cliente em potencial pode colaborar para a expansão internacional de sua empresa? E como e quando acessar investidores e ecossistemas para alavancar a presença de sua organização no exterior?

Esses são alguns tópicos que serão analisados no próximo dia 26 de abril durante a quinta edição do Export Day, evento anual promovido pela Softex em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Este ano, o encontro terá como tema central “Como o cliente pode colaborar na expansão global das empresas de TI”.

“Em uma pesquisa com 176 integrantes do projeto de exportação Brasil IT+ bem-sucedidas no exterior, apuramos que entre as 20 scale-ups que mais crescem 95% acompanham seus clientes globais instalados no Brasil em mercados internacionais” destaca Guilherme Amorim, gestor do Projeto Setorial Softex.

O encontro marca o kick-off do International Way, uma boutique de soluções de baixo custo e atalhos construídos pela Softex para auxiliar o processo de internacionalização de forma mais ágil, enxuta e eficiente. Nesse sentido, e entendendo a importância de uma cultura da inovação e internacionalização a partir do mercado interno, o evento contará com a participação de executivos da Ericsson, Pepsico, Sulamérica e Gartner; de parceiros como SP Negócios, Hub 55 e TGT Consult; e de investidores do BNDES, Oria Capital e Inseed.

Na oportunidade, serão lançados os trabalhos do MeetUp CIO – para aproximação entre empresas fornecedoras de soluções, investidores e CIOs com demandas alinhadas a tendências globais –  e apresentadas ferramentas de apoio para softland em mercados internacionais. Trata-se de um arcabouço de preparação oferecido pela Softex para empresas de TI na prospecção de clientes, de novos mercados e de potenciais investidores. Isso tudo enquanto CIOs e investidores têm a oportunidade de se aproximar de um ecossistema local alinhado às demandas tecnológicas de seus headquarters e stakeholders internacionais.

A programação do Export Day 2018 inclui a apresentação de quatro casos de sucesso (Fintech, Telecom, Varejo e Saúde); um painel com investidores sobre captação de recursos para inovação e expansão internacional e outro sobre as demandas tecnológicas locais dos CIOs frente às exigências de seus escritórios e investidores globais.

Ainda como parte da programação, Maurício Costa, diretor do Hub 55 e representante da universidade de Yale no Brasil, comentará sobre o Innovation Boost, um programa oferecido às empresas que, além de exportar para os Estados Unidos, podem inovar em parceria com universidades-norte americanas. Já William Hoffert, do Gartner, apresentará onde os CIOs mais têm investido em TI, evidenciando que para cada mercado existem prioridades e demandas distintas em termos de transformação digital.

“Os Estados Unidos representam 60% do destino das exportações nacionais de software e serviços de TI. Nesse mercado extremamente competitivo inovar é uma questão fundamental para quem pensa nas tendências tecnológicas de transformação digital”, explica Guilherme Amorim.

Segundo dados da Softex, as empresas de software e serviços de TI exportaram cerca de R$ 3,7 bilhões no ano passado e as 300 integrantes do Projeto Setorial Brasil IT+ colaboraram com a expressiva quantia de R$ 1,5 bilhão para a balança comercial do país.

As inscrições para o Export Day são gratuitas e devem ser realizadas antecipadamente no endereço https://www.softex.br/internacional/exportday/#. Informações adicionais pelo telefone (61) 3327-2319.

Export Day 2018
Data: 26 de abril – Horário: das 13h00 às 17h30

Local: Auditório InovaBra Habitat Bradesco – Av. Angélica, nº 2529 – 10º andar – São Paulo

 

Karen Kornilovicz

Karen Kornilovicz

Assessora de Imprensa em MLP Assessoria de Imprensa
Bacharel em jornalismo pela Fundação Cásper Líbero, ao longo de mais de 23 anos de profissão atuou em diversos veículos de comunicação e como assessora de imprensa de diversas instituições e companhias nacionais e multinacionais do setor de tecnologia da informação.
Karen Kornilovicz