WAMPS 2018 – XIV Encontro Anual do MPS.BR

A 14ª edição do Workshop Anual do MPS (WAMPS 2018), realizado em Maringá no último dia 24 de agosto, reuniu avaliadores, implementadores e sênior advisors, empreendedores, startups e especialistas ligados à engenharia de software, para tratar das melhores práticas na qualidade do processo de desenvolvimento de software, serviços e gestão de pessoas na indústria de TIC.

Participaram da solenidade abertura do encontro, que este ano integrou a programação do TICNOVA, um dos maiores eventos de inovação e tecnologia do Sul do país, Diônes Lima, vice-presidente da Softex; Rafaela Campos, presidente da Software by Maringá; e Franz Wagner Dal Belo, diretor de Inovação e Tecnologia da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Maringá.

Um dos temas do evento, os métodos ágeis são uma nova forma de gestão e de desenvolvimento de software que têm por objetivo entregar a solução funcionando totalmente. Isso se dá, entre outros fatores, através de uma maior aproximação e colaboração do time de desenvolvimento com os experts de negócios, reduzindo os riscos associados às incertezas dos projetos.

A programação do WAMPS 2018 abordou ainda os principais conceitos do desenvolvimento seguro de software como estratégia para reduzir o custo total de desenvolvimento e a manutenção de sistemas, bem como a integração de processos de melhoria e gestão com MPS Serviços e ISO 20.000.

Lançado há 14 anos, o MPS.BR é o único programa brasileiro de avaliações de qualidade voltado para setor de TIC. Contempla hoje três modelos de referência – software, serviços e recursos humanos – e conta com 18 instituições implementadoras. Os três modelos do MPS contabilizam um total de 831 avaliações e mais de 6.400 pessoas capacitadas.

Para Diônes Lima, vice-presidente executivo da Softex, “o objetivo do programa MPS.BR é promover a melhoria da qualidade e da produtividade de soluções, serviços de software e de recursos humanos de acordo com os padrões de qualidade aceitos internacionalmente, mas a custos acessíveis às empresas nacionais, principalmente às de pequeno e médio porte. A importância do WAMPS é o intercâmbio de experiências que contribuem para o seu sucesso”.

Durante o WAMPS 2018 foi realizada a cerimônia de entrega de placas de aço, uma ação simbólica que marca a nova fase das empresas recentemente avaliadas com o nível G no Modelo MPS-SERVIÇOS – B5S Tecnologia, Constel Tecnologia, New Oeste Telecom do Brasil, R2A Cartuchos e Impressoras – e também para a Rhede Sistemas, que conquistou o nível F no Modelo MPS-SOFTWARE.

As fotos oficiais e os conteúdos apresentados durante o WAMPS 2018 estão disponíveis no link a seguir: https://www.softex.br/mpsbr/wamps/wamps-2018/